Pesquisar

sábado, 30 de outubro de 2010


Ciência das coisas

É verdade. Como disse uma amiga minha, ando sumida por aqui.
Assim como dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, não se pode fazer um omelete sem quebrar os ovos. Pelo menos até agora ninguém provou o contrário e criou uma revolução de ideias sobre corpos e ovos, mas a ciência está sempre como um equilíbrio dinâmico entre o que se conhece e o que está prestes a se conhecer, reconhecer, descobrir ou seja lá como queira chamar isso.
Enfim, retomando a ideia original desta conversa, explico a razão da minha ausência. Razão mesmo, de raciocinar, de racionalizar, de teorizar, de enlouquecer meus neurônios_ faço com frequência. Como posso dizer? Bem... Descobri que doutorado não é apenas um trabalho de pesquisa, um processo de aprendizado e de produzir e adquirir conhecimento. Doutorado é um estado de espírito, por vezes assombrado, por vezes desesperado (ainda não cheguei nesse estágio). Além de trabalhar e estudar, eu me divirto e me atormento com ideias brotando principalmente dentro do ônibus ou na fila de espera do caixa eletrônico. Eu vejo minha tese em toda parte, construo argumentos mirabolantes para depois, quem sabe, encontrar algum filósofo ou estudioso que já tenha dito isso antes. Senão, fica só como uma ideia, uma hipótese que talvez eu possa testar um dia. Foco, Mônica, foco! A tese é uma só, deve ser limitada na abordagem e abrangente na repercussão. Como se faz isso?! Não sei, mas sou louca por essa piração e espero sair viva dela. Eu e minha tese.
Mais uma vez, qual era mesmo o motivo desta conversa? Ah, justificar minha ausência (que nem em eleição) dizendo que é difícil manter blogs recheados de textos bacanas e fazer doutorado ao mesmo tempo. Aquela história do omelete, lembra?
Então, para não abandonar meus amores (os blogs, tá gente), escreverei sempre que puder, mesmo que seja um texto meio sem contexto, ou não, como esse. Porque, na verdade, minha paixão mesmo é escrever. E minha alegria é encontrar uma amiga na rua e ela me dizer “Poxa, você não tá mais escrevendo. Gosto tanto do seu blog”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Mônica. Pegaram uma foto que você publicou há dois anos e transformaram num boato virtual. Deram o nome de Maria Eduarda à menina que aparece no tópico http://comendocomosolhos.blogspot.com/2008_09_01_archive.html . Como estou escrevendo para meus irmãos dizendo que eles caíram num conto-de-internet, acabei encontrando a foto no seu blog. Você lembra qual a fonte onde encontrou esta foto? Grande abraço. Roberto (robertokedoshim@hotmail.com)

Mônica Lobo disse...

Roberto, eu coloquei na busca do google como palavras-chave algo do tipo: criança + boca suja. Que história é essa com a foto?