Pesquisar

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Comer com os olhos emagrece?

Há que possa me olhar numa cafeteria fotografando meu próprio lanche e pensar: “Que coisa mais cafona ficar tirando foto de tudo...” Bom, eu não tiro foto de tudo, gosto especialmente de paisagens e comida. Poderia até dizer que sofro de um voyerismo crônica quando se trata de alimentos. Não sei se isso é só por causa da minha profissão ou se eu enxergo o que comemos como pequenas obras de arte. Arte frágil na sua estrutura orgânica deteriorável, sim. Mas irresistível!

Há preparações que são quase um Monet de comer (opa, rimou). O contraste do molho de tomate vermelho sobre a pálida macarronada, a suculência bronzeada de um frango assado, o multicolorido de uma salada de frutas ou mesmo o frescor ferdejante de uma simples alface. Essas imagens me encantam como paisagens de pôr-do-sol. Então, eu não resisto. Saco minha câmera como um fora da lei do velho oeste e antes que qualquer um possa pensar (bang!), a foto já foi tirada. Claro que depois eu saboreio sem pena o meu objeto fotográfico. Implacável!

Porque estou eu divagando sobre essa minha atividade voyerista, afinal? Eu explico. Acabei de ler uma reportagem divulgando um estudo do Instituto de Pesquisa em Psicologia e Saúde da Universidade de Utrecht, na Holanda. Os pesquisadores testaram o nosso clássico “comer com os olhos”. Selcionaram mulheres (claro!) pro teste e as dividiram em dois grupos: grupo “ver imagem de bolo de chocolate” e o “grupo observar flor”. As participantes olhavam essa imagem e depois poderiam escolher entre biscoitos de aveia ou de chocolate. Resultado: as criaturas que contemplaram a linda flor atacaram depois os biscoitos de chocolate (tédio?) e aquelas que ficaram olhando o doce numa imagem sedutora e embriagadora preferiram depois os biscoitos de aveia. Todas essas mulheres estavam sob regime de emagrecimento e parece que olhar a imagem do bolo de chocolate as fez pensar duas vezes antes de burlar a dieta.

Como esse é um resultado parcial, de um estudo isolado, não podemos afirmar que isso é verdade. Mas, na dúvida, deu uma vontade enlouquecedora de comer aquelas comidinhas engordativas que a gente tanto gosta, olha uma foto bem bonita primeiro. Vai que a vontade dá e passa? Pra auxiliar, disponibilizo as minhas fotos voyeristas nos links abaixo. E boa sorte!

http://twitpic.com/photos/Monicanutri

http://www.flickr.com/photos/41641006@N04/


2 comentários:

Eliana / Lu Maria disse...

Bah!! Primeira vez que venho aqui e já que tem comida... eu vou ficar!! Rsrs. No meu caso, o que eu olhar posso até procurar pra comer depois... sou magrelinha, magrelinha e pra minha alegria, comendo que quiser comer, eu não engordo. Pq será, hein?

Axé!
LU MARIA

Mônica Lobo disse...

Pelo que vejo, és uma guria de sorte! Seja bem-vinda a matar sua fome!

Bjs.